Para que um negócio se desenvolva de forma sustentável, é fundamental saber quanto cobrar por um serviço técnico. Afinal, uma precificação errada pode comprometer qualquer tentativa de obter lucro com uma empresa.
Mesmo diante da importância de definir o valor da hora-técnica, muitos gestores e profissionais têm dificuldades neste momento. O que não pode faltar na conta? Quanto devo cobrar por minha hora de trabalho?
"Como cobrar por serviço de TI? Qual o valor da hora-técnica do profissional de manutenção de equipamentos? Quanto cobrar por assistência técnica?"
Essas três perguntas fazem parte do dia a dia de muitas empresas que trabalham com serviços de natureza técnica. E, de forma bastante resumida, o cálculo da mão de obra passa sempre pelo tempo que o profissional gasta para executar a atividade.
Mas essa é só uma variável do valor da hora-técnica. Por isso, apontamos algumas questões para você considerar na hora de saber quanto cobrar por um serviço técnico.
Confira 6 erros comuns na hora de montar a agenda do técnico
A primeira dica para cobrar serviço técnico é conhecer os custos envolvidos em sua atividade. Podemos separá-los em algumas categorias:
Após considerar seus principais custos, você fará uma conta para saber o mínimo que se deve cobrar por um serviço técnico. A partir dela, você precisa pensar nas suas metas.
O que você pretende para sua empresa? É preciso estabelecer uma margem de lucro, sobre a qual falaremos adiante, mas isso não basta. O sucesso e o bem-estar do negócio depende de o gestor traçar metas, com prazo e ações definidas para se chegar ao objetivo.
Saiba mais Como definir metas para a equipe em 5 passos
Você sabe como calcular o valor da hora de trabalho de um técnico de sua equipe externa? Um dos fatores que devem ser considerados é a experiência profissional. Um trabalhador júnior não ganha o mesmo tanto do que um sênior, certo?
Pense nas seguintes classificações do mercado de trabalho:
Após categorizar o profissional, veja a média que o mercado de trabalho paga por ele. Assim, você terá mais um parâmetro para definir o valor da hora-técnica.
Leia mais Dicas de Eduardo Prado sobre como se posicionar no mercado e vender serviços
Quais os preços cobrados por empresas de seu segmento de atuação? Será que, considerando seus concorrentes, você sabe quanto cobrar por assistência técnica?
Ter parâmetros do mercado e de seus concorrentes é fundamental para traçar um bom planejamento estratégico. É igualmente importante na hora de precificar seus serviços.
A partir desse conhecimento, você consegue traçar limites mínimos e máximos de cobrança para se manter competitivo na região.
Outra boa dica para cobrar serviço técnico é considerar a qualidade do serviço. Imagine que seus principais concorrentes estão no mesmo nível empresarial do que você (microempresa). O que os diferencia? Se o seu serviço é altamente qualificado, ótimo. Maior será o valor da hora-técnica.
Saiba mais Como o cliente identifica valor?
E se falamos dos clientes, nossa próxima dica é ficar atento aos feedbacks. Clientes falam com frequência suas opiniões sobre os preços cobrados pelos serviços técnicos.
Se, em uma visita externa, ele mencionou ao seu técnico que a qualidade é muito melhor do que a esperada, pode ser um sinal de preço baixo.
Por outro lado, se ele reclamou, esclareça sua precificação e demonstre o valor gerado pelo seu serviço.
Baixe grátis Guia para fazer pesquisa de satisfação do cliente
Muitas empresas que contratam uma equipe de manutenção querem criar confiança e relação a longo prazo com essa equipe. Por isso, na hora de pensar quanto cobrar por um serviço técnico, tenha uma margem para negociação para não perder o cliente.
É possível chegar a um preço final justo para as duas partes.
Leia mais Como avisar o cliente que o preço aumentou?
A margem de lucro é o retorno financeiro que sua empresa terá ao vender o serviço de manutenção e assistência técnica. Seu cálculo é o lucro bruto dividido pela receita total.
Imagine que você teve uma receita de R $35 mil no último mês, com custos de 15 mil. Seu lucro bruto foi de R $20 mil. Sua margem de lucro será de 0,57% (ou 57%).
Na hora de precificar seus serviços, considere qual a margem desejada (e possível).
Para aprender como calcular o valor da mão de obra por hora, é preciso considerar os custos do negócio. A outra variável é o número de horas trabalhadas no mês por todos os funcionários.
Baixe grátis Guia completo de precificação de serviços
Vamos pegar um exemplo bem simples:
Considerando todos esses dados, basta pegar seu custo total (soma dos dois salários, da carga tributária e dos custos associados) e dividir pelo número de horas trabalhadas (352 horas).
O resultado é o custo da hora de trabalho.
Para calcular o preço do serviço técnico, você deve considerar tudo isso que apontamos até o momento. Resumindo:
Agora você já sabe quanto cobrar por um serviço técnico, considerando as variáveis mais importantes para ter lucro.
No entanto, esse cálculo depende de um controle assertivo sobre a jornada de trabalho dos profissionais, o que se torna mais eficiente com o uso de tecnologia.
Por isso, conte com o Auvo, o maior software de gestão de equipe externa da América Latina, com ele você tem a agenda do seu técnico 100% online, tem Ordem de Serviço digital, controle de km rodado e mapa de roteirização.
Você também pode fazer parte da nossa comunidade Auvo e se conectar com técnicos e gestores de todo o Brasil pelo WhatsApp. É só clicar aqui.