Dar o preço certo é fundamental para que seu negócio consiga crescer. A partir daí, você vai conseguir a margem que precisa para investir na sua empresa e aumentar o lucro.
Para ajudar você, gestor de climatização, preparamos materiais que vão te mostrar o valor da hora de trabalho e te fornecer a proposta comercial correta e completa para enviar.
Essa é a dúvida mais comum quando se trata de precificar o serviço. Adiantando a resposta: não.
Não podemos afirmar que uma instalação de ar-condicionado na região metropolitana de São Paulo custa o mesmo que na região metropolitana de Goiânia. Existem variáveis que interferem diretamente no valor do serviço.
Existem variáveis que você deve pesquisar e considerar na hora de dar preço ao seu serviço. Vamos dar algumas dicas sobre elas.
O valor do serviço varia de acordo com a região em que ele é oferecido.
Geralmente, os preços no Sudeste e Sul são maiores porque o custo de vida nestas regiões também é maior.
Para saber exatamente o parâmetro da sua região, você pode conversar com colegas de setor.
Pesquise o preço da concorrência. Você pode fazer isso solicitando orçamentos e mesmo conversando com pessoas do setor. Assim, você vai ter uma noção prática de quanto as pessoas do seu ramo e região estão cobrando pelo trabalho.
Veja mais: Guia prático de precificação de serviços
Em uma de nossas Semanas de Conteúdo, o Eduardo Prado deu uma dica de ouro: quem não se planeja paga muito mais caro até nos produtos que vai comprar.
Vamos entender melhor: se você não planeja a compra de peças e consumíveis, essas compras vão ser feitas na hora menos oportuna possível. E vai ser durante as horas de trabalho.
Se o colaborador tiver que mobilizar suas horas de trabalho para comprar materiais, significa que ele vai fazer menos atendimentos do que é possível no tempo hábil de expediente.
Por isso, a gestão tem que ter total noção do valor homem-hora. Assim, é possível planejar as horas em campo e incluí-las integralmente no orçamento de cada serviço.
Leia mais: Como incluir o valor homem-hora no orçamento?
Cada tipo de serviço vai ter um custo agregado de materiais. Uma instalação de ar-condicionado, por exemplo, vai exigir que você inclua o suporte no orçamento e, possivelmente, um transformador se o aparelho não for bivolt.
Já uma manutenção preventiva de rotina pode incluir apenas peças pontuais e um serviço rotineiro, como a troca ou limpeza de filtro.
Por isso, nunca dê o orçamento ao cliente sem, antes, estudar que peças e equipamentos o serviço envolve.
Leia mais: Quanto cobrar no contrato de manutenção de ar-condicionado?
Saiba mais: Como avisar o cliente sobre aumento de preço?
Para já cumprir o primeiro passo, calcule gratuitamente o valor homem-hora de cada colaborador.
Além do salário bruto, inclua impostos, benefícios e gastos com equipamentos como EPIs nos gastos mensais.
As horas trabalhadas que contam são apenas as em serviço. Os dias trabalhados, também apenas os que têm expediente.
homem/hora
Agora que você já calculou o valor homem-hora, faça um cálculo mais completo na planilha orçamentária. Ela leva em contra os materiais, mão de obra, margem de lucro, taxa de periculosidade e mais. É só deixar seu melhor e-mail abaixo para acessar.
Você pode receber nossa planilha completa de orçamento com base no tipo de serviço e seus materiais.
Quem usa é o Túlio Galletti, empresário do ramo de climatização que elevou a margem de lucro anual da sua empresa para R$ 2,5 milhões em 2023.
O Túlio montou essas planilhas ao vivo com a gente.
Se você perdeu, pode assistir na íntegra aqui:
Dica: o Túlio nunca faz um orçamento fechado, mas sim aberto.
O preço cobrado por ele é o de mercado acrescido do lucro. O valor das peças e materiais é considerado de acordo com a média dos fornecedores, também.
Leia mais: Como o cliente percebe valor?
Você pode se conectar com centenas de técnicos e gestores de todo o Brasil. Faça parte da comunidade Auvo. Trocas diárias de desafios e soluções acontecem a um clique de você.