Blog Auvo - Gestão de Equipes Externas

Como saber o BTU do ar-condicionado? [CALCULADORA GRÁTIS]

Escrito por Gabriel Rodrigues | 15/12/2023 01:00:00

Os BTUs são a medida mais importante na hora de recomendar um aparelho de ar-condicionado que atenda às necessidades do cliente.

Para que o AC tenha a potência necessária, calcule gratuitamente o número de BTUs na calculadora. Entenda, antes, como essa conta é feita.

E, além disso, confira dicas práticas para escolher o ar-condicionado ideal.

Como calcular BTUs do ar-condicionado?

O BTU é o número que representa a potência do aparelho para resfriar o ambiente. 

Para chegar a esse resultado muito mais facilmente, é só usar nossa calculadora.

Calculadora online e gratuita de BTUs

 

Como funcionam os BTUs de ar-condicionado?

Os BTUs funcionam como uma medida física, que mostra a capacidade térmica de resfriamento o ambiente segundo as características da máquina.

E, também, acaba funcionando como uma classificação comercial. Por exemplo, aparelhos de 7.500 BTUs geralmente são para ambientes pequenos com pouca circulação. 18.000 BTUs, já nem tanto. E assim por diante.

Por isso, as marcas trazem os BTUs associados ao nome do produto em anúncios: já indica, tanto para o consumidor quanto o técnico, qual pode ser a escolha ideal.

 Leia mais: Quanto cobrar por um contrato de ar condicionado?

Fatores que influenciam na potência do ar-condicionado

Como dito acima, o BTU é uma medida física. Então, os fatores ambientais afetam diretamente o número.

Os principais, que também já são levados em conta na calculadora Auvo, são:

  1. Área do local
  2. Número de ocupantes do ambiente
  3. Número de aparelhos eletrônicos
  4. Lâmpadas e janelas
  5. Incidência do sol

É importante saber essa informação para justificar ao cliente a necessidade de avaliar a potência do aparelho a ser instalado, principalmente se o número de BTUs for maior, o que implica em um aparelho mais caro e que gasta mais energia.

 Leia mais: Como vender contratos PMOC de ar-condicionado?

Como recomendar um bom aparelho de ar-condicionado?

O primeiro passo para recomendar o aparelho de ar condicionado ideal é saber qual a potência necessária (BTUs) para resfriar o ambiente. Depois, é conversar com o cliente e entender suas prioridades. Estes são os principais tópicos a considerar:

1. Eficiência energética

Os modelos com maior eficiência energética gastam menos. 

A classificação é a partir da escala do Inmetro, que vai de A a G, a primeira sendo a melhor eficiência.

Além disso, a etiqueta traz a média esperada de consumo kWh/mês, ou seja, quanto de energia se espera que o aparelho vá consumir ao longo do mês quando ligado.

Idealmente, os aparelhos que você recomendar devem ser de nível de eficiência A ou B.

2. Tipo de ar-condicionado

Existem diversos modelos de ar-condicionado. As principais classes são:

Ar-condicionado de janela

Compacto e instalado diretamente em uma abertura de janela, é uma opção acessível, mas geralmente mais barulhenta e menos eficiente que modelos modernos.

Ar-condicionado split

O que mais se vê em pequenas salas comerciais e residenciais, é composto por unidades interna e externa, mais silencioso e com mais opção de modelos sustentáveis.

Ar-condicionado split inverter

A tecnologia inverter ajuda com a eficiência energética e quase nenhum ruído. A temperatura tende a ser mais constante com o inverter e a economia pode chegar a 40% em relação a aparelhos convencionais.

Chiller

Projetado para espaços bastante grandes, como edifícios comerciais, utiliza um sistema centralizado para resfriamento. Proporcionalmente à área que resfria, é econômico. Geralmente, é empregado em sistemas de ar condicionado central.

3. Nível de ruído

O barulho do aparelho é um importante aspecto a levar em conta. Como dito acima, modelos split inverter tendem a ser os mais vantajosos nesse sentido.

4. Manutenção fácil

Os modelos split são mais fáceis de manter a manutenção em dia do que os modelos janela ou chiller, por exemplo. Cada um, no entanto, é usado para lugares bem diferentes. 

Então, vale avaliar as opções disponíveis de cada marca, seus aspectos técnicos (como o filtro) e suas avaliações no Google para ter uma noção mais exata da praticidade da manutenção.

Você também pode perguntar na nossa Comunidade no WhatsApp, que tem centenas de técnicos e gestores de climatização.

5. Integração com tecnologia

Muitos modelos de ar condicionado podem ser integrados à casa Smart e demais aparelhos tecnológicos, como Alexa. 

Dessa maneira, fica mais simples e rápido ajustar a temperatura e modalidade do aparelho, ou até mesmo automatizar isso. Além disso, alguns modelos de marcas têm aplicativos próprios. Se isso for do interesse do cliente, vale investigar.

Baixe grátis: Guia completo PMOC + planilha checklist

Troque ideias sobre instalações de AC e trabalhos de climatização em nossa Comunidade Auvo. Ela reúne centenas de gestores e técnicos de todo o Brasil.