O primeiro marco na vida do empreendedor é sonhar e idealizar o seu negócio. E quando esse negócio vira realidade, o primeiro sinal dele no mundo é o seu nome.
Então, vale dedicar uma certa reflexão para fazer essa escolha sem arrependimentos.
Separamos dicas práticas para você pensar na sua razão social e, além disso, algumas sugestões e slogans.
O nome da sua empresa vai estar no boca a boca dos clientes até fornecedores. Por isso, pode ser uma boa oportunidade de usar a criatividade ou dar plataforma a um nome que seja importante para você. Vamos ver mais detalhes:
A personalidade da marca envolve não só o nome, mas também a identidade visual, o jeito que a marca se comunica (por exemplo, mais formal ou informal), o público com que conversa e mais.
O nome é a base para erguer todos esses andares.
Conheça mais: Marketing de serviços, guia prático
Em campanhas de anúncios, eventos e parcerias, seu nome vai ter destaque. Por isso, é bom considerar algum que faça sentido para o trabalho da sua empresa e que seja acessível ao seu público.
Leia mais: Guia completo de marketing digital
Similar à personalidade da marca lá em cima, a parte de posicionamento no mercado começa com o nome. Se seu nome for marcante, ele vai ser mais lembrado e ter mais destaque.
Leia mais: Como posicionar sua marca no mercado, dicas de Eduardo Prado
Agora, vamos ver dicas gerais para elaborar bons nomes para sua empresa de energia solar.
Antes de elaborar mais ou bater o martelo sobre qualquer ideia, você pode pesquisar o nome no Instituto Nacional de Propriedade Industrial, INPI. É só clicar aqui.
Não é propriamente proibido repetir nome de marca, mas pode dar dor de cabeça dependendo do caso. Avalie se vale a pena. Principalmente se a marca for do mesmo setor que você, é melhor evitar.
Você pode usar seu nome ou sobrenome também na sua empresa. Marcas muito conhecidas optaram por esse caminho. Alguns exemplos são:
Uma das grandes vantagens da energia solar é a sustentabilidade, tanto ambiental quanto econômica. Não é à toa que muitas marcas enfatizam esses dois aspectos.
Principalmente se tratando de uma empresa, é interessante você focar no impacto positivo que seu serviço causa no mundo e na vida de quem contrata.
Leia mais: 15+ palavras-chave e guia de marketing para empresas de energia solar
A seguir, veja algumas dicas do que não fazer ao nomear a sua empresa de energia solar.
Não use nomes similares aos de marcas já existentes, principalmente concorrentes.
A originalidade é parte essencial de destacar a empresa a partir de seu nome. Especialmente nos dias de hoje, com o grande crescimento no número de empresas de energia solar, é bom fugir de clichês como “energy”, “sol”, “power”, “solar” como componentes principais no nome.
Por exemplo, “solar power energia solar” soa batido, repetitivo e é mais difícil de falar do que uma opção em português.
Além disso, você pode ser mais criativo com o nome e usar o slogan para trazer o propósito da sua marca, mencionando a energia solar.
Nomes complicados ou longos de falar
Nomes muito complicados envolvem estrangeirismos (ou seja, palavras em outras línguas) ou neologismos (palavras que a gente mistura e inventa). É bom evitar se os resultados forem difíceis de pronunciar.
Afinal, se seu nome for complicado, o boca a boca que o público faz dele também vai ser mais difícil.
Dica: se você quiser usar seu sobrenome ou nome como marca, mas forem difíceis de falar, você pode usar abreviações ou siglas. É o que a C&A fez para encurtar o nome, que remete aos irmãos fundadores Clemens & August.
Sinta-se livre para dar as variações que quiser a estas sugestões.
Veja estas ideias e sinta-se livre para adaptá-las à sua empresa e valores.
Você pode fazer parte da Comunidade Auvo e se conectar com técnicos e gestores de energia solar. Além disso, você vai receber conteúdos exclusivos de mestres do mercado.