Todo mundo sabe que, para alcançar um objetivo, você precisa de metas. Todo mundo também sabe que uma empresa precisa de metas para crescer.
🛠️ Por que usar OKR para definir a gestão de metas da sua empresa?
Agora, transformar esses ideais em um plano de ação já é outra coisa. Por isso, usar metodologia ajuda muito. Leia e aprenda a usar a metodologia SMART.
Antes de mais nada, defina um objetivo específico.
Ex.: Você quer crescer a sua empresa.
A partir daí, defina um foco para estabelecer as metas.
Ex.: Aumentar as vendas.
Ex: Aumentar a fidelização dos clientes.
A partir dessas definições, você vai desenhar seu plano de ação.
Por isso, a primeira ação essencial é registrar o seu objetivo.
Depois de ter um objetivo mais específico definido, vamos aos 5 passos essenciais para definir e alcançar uma meta.
Existe uma maneira de estabelecer metas que ficou famosa, chamada SMART. Do inglês, significa inteligente, e não é à toa! A metodologia cria parâmetros que deixam a maneira de você estabelecer e acompanhar metas mais inteligente.
E, como o tanto de letras na palavra, são 5 passos.
S - específica (do inglês, specific)
M - mensurável (mensurable)
A - atingível (attainable)
R- relevante (relevant)
T - temporal (time based)
Uma meta específica (S) vai além do objetivo geral. Por exemplo, você estabeleceu que quer aumentar a retenção dos clientes. Esse é o objetivo geral. A partir dele, pergunte a si mesmo:
Um exemplo de resposta específica para cada pergunta pode ser:
🛠️ Pesquisa de satisfação para clientes: como aumentar o sucesso da sua empresa?
O trabalho vai ser feito para a empresa construir um bom renome no ramo.
Uma meta mensurável (M), como o nome diz, pode ser medida. Se você quer aumentar a fidelização dos clientes em 20%, estabeleça em quanto tempo quer fazer isso para poder seguir uma escala.
Por exemplo, 20% em 5 meses, significa que uma média de 4% da sua base de clientes retornou mensalmente à sua empresa para o serviço. Ferramentas BI vão transformar os dados em informações visuais e vão te ajudar muito a fazer esse acompanhamento.
Outra coisa essencial para aumentar a satisfação do cliente é saber onde melhorar. Os próprios clientes podem te ajudar com isso. Por isso, se sua meta for fidelizar, as pesquisas de satisfação são suas maiores aliadas. Além do mais, elas fazem quem te contrata se sentir visto e ouvido.
Uma meta atingível (A) dosa a ambição e a realidade. Todos nós queremos o máximo de ganhos no menor tempo possível, é claro. Mas a prática é diferente.
Por exemplo, se a base de clientes fiéis subiu 5% em um mês, é plausível aumentar sua meta final, já que, seguindo esse ritmo, a sua base aumentaria 25%, 5% acima da meta inicial de 20%.
Nessa hora, pelo resultado inicial estar acima do esperado, é comum se empolgar e estipular um número muito grande. Baseie a sua revisão na escalada. Em vez de estipular uma nova meta de aumento de 100% na base de clientes, o que implicaria em 20% de aumento mensal, por exemplo, você pode estipular a meta final em 30% e avaliar métodos de fazer o crescimento mensal ir de 5% para 6%.
Uma meta relevante (R) agrega valor ao seu negócio. Você quer fidelizar clientes. Mas por quê? Para construir uma boa reputação da empresa a longo prazo, garantir mais indicações e aumentar a receita.
E aumentar a receita causa o quê? Um maior investimento na otimização do seu serviço e maiores ganhos para a gestão e os colaboradores.
Essa é a relevância da meta: o que ela vai refletir na realidade quando alcançada.
Uma meta temporal (T) está inserida em um tempo determinado. Você decide. No exemplo que usamos até agora, definimos 5 meses.
Resumindo sua meta do jeito SMART, fica assim:
Minha gestão vai aumentar a base de clientes fiéis em 20%, em 5 meses, para trazer uma boa reputação para a empresa e aumentar as indicações e a receita. A ferramenta que vai me orientar para atingir a meta são pesquisas de satisfação.
Estabelecer metas já requer um conhecimento do seu mercado de atuação.
Acompanhá-las vai te dar uma visão específica da sua empresa. Você vai ver onde precisa melhorar, que ferramentas faltam para te ajudar e o que está fazendo bem.
Se alguma meta não for alcançada, não desanime. Use a análise para entender o porquê. Use ferramentas para visualizar as informações por trás dessa falta.
E se foi alcançada, pense na seguinte, sempre com foco no método e com dados para te ajudarem.