Para garantir o melhor desempenho do ar-condicionado em qualquer ambiente e prestar um serviço de qualidade, é fundamental calcular corretamente os BTUs por metro quadrado.
Isso evita problemas como subdimensionamento, que pode deixar o espaço desconfortável, ou superdimensionamento, que aumenta desnecessariamente o consumo de energia.
Neste guia, vamos explicar o que são os BTUs, como calculá-los corretamente e por que essa medida é importante para quem trabalha com climatização. E como bônus, disponibilizamos uma calculadora gratuita de BTUs para obter a potência ideal para o seu projeto.
BTU é uma sigla que vem do inglês e significa “British Thermal Unit” (Unidade Térmica Britânica). Ela é usada para medir a capacidade de resfriamento ou aquecimento de um sistema de ar-condicionado. Em termos práticos, quanto maior o valor de BTUs, maior a capacidade do aparelho de climatizar o ambiente.
Para você saber qual a potência necessária do ar-condicionado para climatizar o ambiente em que vai ser instalado, você precisa saber o BTU.
Os BTUs são essenciais para determinar a potência necessária do ar-condicionado em qualquer ambiente.
Na física, 1 BTU é a quantidade de energia necessária para resfriar 500 ml de água em 0,56°C.
Essa medida foi adaptada para grandes escalas em sistemas de climatização, permitindo que um aparelho com maior BTU tenha mais potência para resfriar ou aquecer espaços maiores.
Para calcular os BTUs necessários por metro quadrado, você deve considerar fatores como a incidência de sol, quantidade de janelas, número de pessoas e presença de equipamentos eletrônicos no local.
Numa conta simples, você deve considerar 600 BTUs por metro quadrado do local. Se algum dos fatores mencionados se aplicar, use o valor de 800 BTUs. O resultado soma-se 100 BTUs a cada fator exposto acima.
Exemplo de cálculo prático: imagine que você precisa climatizar uma sala comercial de 30 m² que não recebe incidência solar e é ocupado por seis pessoas que usam 5 computadores de mesa.
A fórmula básica seria:
BTUs=(600 × 30)+(100 x 6)+(100 x 5)
= 19.100 BTUs
As pessoas costumam apenas multiplicar a área total do ambiente por valores entre 600 e 800 BTUs. Porém, essa não é uma estimativa exata e pode não representar bem a potência necessária do ar-condicionado para o lugar devido aos fatores mencionados acima.
Dica: Utilize nossa calculadora de BTUs abaixo para um cálculo mais preciso, considerando todas as variáveis do ambiente.
Use nossa ferramenta acima para calcular rapidamente os BTUs ideais para o seu espaço.
Basta preencher os campos com os dados do ambiente, e a calculadora fornecerá o resultado exato. Essa ferramenta é indispensável para garantir que o ar-condicionado que você escolher seja adequado e eficiente.
No geral, 9.000 BTUs seria o suficiente para um ambiente de cerca de 15 metros quadrados, com pouquíssima circulação de pessoas ou aparelhos eletroeletrônicos. Seu uso tende a ser mais doméstico.
Leia mais: Quanto cobrar por contrato de manutenção de ar-condicionado?
O ar-condicionado de 12.000 BTUs é indicado para ambientes domésticos de cerca de 20 m² e pequenas salas comerciais, com até 15 m². Vale reforçar que quanto mais pessoas estiverem no ambiente, menos potência o sistema de climatização vai conseguir alcançar.
Para saber os BTUs necessários em um ambiente específico, use a calculadora.
Leia mais: Qual o melhor sistema para ajudar com PMOC?
Os BTUs variam por conta da circulação de pessoas e a quantidade de equipamentos eletrônicos. Áreas comerciais tendem a ter uma circulação flutuante (de pessoas que vão e voltam) muito maior do que residenciais e por isso precisam de uma capacidade de resfriamento maior.
Cabe ao técnico avaliar a necessidade específica do cliente. Por isso, use a calculadora para encontrar a potência ideal do sistema de climatização.
Baixe grátis: Kit planilhas para PMOC
Abaixo, detalhamos a relação entre os principais tipos de ar-condicionado e a área que eles são capazes de climatizar:
Nota: A partir de 60.000 BTUs, é necessário um projeto técnico específico, especialmente para ambientes comerciais de grande porte. Nesses casos, o PMOC passa a ser obrigatório.
Leia mais: Tudo sobre PMOC
Como regra geral, você pode considerar 600 BTUs por m2 do ambiente como base de cálculo, ou 800 BTUs caso haja muita incidência de sol.
Se quiser saber os BTUs pela área exata, confira a tabela abaixo, ou use nossa calculadora:
Para um cálculo ainda mais preciso, que considera fatores externos como incidência solar, número de pessoas e número de equipamentos elétricos no ambiente, utilize nossa calculadora!
Sabia que você pode se conectar com técnicos e gestores de climatização de todo o país? E também com mestres da área, como Eduardo Prado e Gabriel Pardo? É só se unir à Comunidade Auvo.