O Laudo de Inspeção Predial é uma espécie de exame "clínico geral" que não só avalia as condições globais da edificação, como também detecta a existência de problemas de conservação ou funcionamento.
O Laudo pode ser feito em qualquer tipo de edificação (pública ou privada), para avaliação global da edificação através de exames sensoriais.
Tais exames devem ser realizados por profissionais habilitados, ou seja, formados em engenharia ou arquitetura e urbanismo, que por sua vez, estejam devidamente registrados em seus conselhos de classe.
A partir desta análise, os profissionais recomendam a contratação de inspeções especializadas, para aprofundar e refinar o diagnóstico.
Se você quer saber quais são as diretrizes, o que é avaliado, e qual é a importância deste documento, leia este post até o final.
Aqui, você vai encontrar respostas para essas questões, bem como o passo a passo de como fazer um Laudo de Inspeção Predial.
Vamos lá?
Quais são as diretrizes que determinam os procedimentos de inspeção predial?
Em 2020 a ABNT NBR 16747 entrou em vigor para fornecer diretrizes, conceitos, terminologias e procedimentos relativos à inspeção predial.
De acordo com a norma, os procedimentos de inspeção predial devem considerar os seguintes requisitos:
Segurança - estrutural, contra incêndio e no uso e na operação.
Habitabilidade - estanqueidade, saúde, higiene e qualidade do ar, funcionalidade e acessibilidade.
Sustentabilidade - durabilidade e manutenibilidade.
Já as atividades que compõem o procedimento de inspeção predial devem seguir as seguintes etapas:
- Levantamento de dados e documentação;
- Análise dos dados e documentação solicitados e disponibilizados;
- Anamnese para a identificação de características construtivas da edificação (idade, histórico de manutenção, intervenções, reformas e alterações de uso ocorridas, etc.);
- Vistorias da edificação de formas sistêmicas, considerando a complexidade das instalações existentes;
- Classificação das irregularidades constatadas (as irregularidades constatadas devem ser classificadas em anomalias ou falhas);
- Recomendação das ações necessárias para restaurar ou preservar o desempenho dos sistemas, subsistemas e elementos construtivos da edificação;
- Organização das prioridades, em patamares de urgência, tendo em conta as recomendações apresentadas pelo inspetor predial;
- Avaliação da manutenção e uso;
- Redação e emissão do laudo técnico de inspeção.
Quais são os itens avaliados por um laudo técnico de inspeção?
Os principais itens avaliados pelo Laudo Técnico são:
Elétrica
Consiste em tudo que envolve a passagem de corrente elétrica, como por exemplo: entrada de energia, quadros elétricos, pontos de força e iluminação.
Hidráulica
Envolve reservatórios, vasos sanitários, redes de esgoto, entre outros.
Elevadores
Consiste na análise e testes em equipamentos importantes para o funcionamento mecânico do elevador.
Telhados
Refere-se a tudo que está presente na cobertura, como telhas, tetos, impermeabilizações, entre outros.
Estruturas
Envolve todos os itens que constituem uma estrutura, como pilares, lajes, vigas, entre outros.
Geradores
O Relatório Técnico para geradores inclui turbinas a vapor, gás, água, eólicas, motores de combustão interna e manivelas.
Pisos
Consiste na análise da condição do piso atual para avaliar a necessidade de quebra, impermeabilização, trocas, entre outros.
Fachadas
Consiste na análise de infiltrações em paredes externas de casas e prédios, além de ensaios de termografia e medição de umidade em paredes inspecionadas. Muitos até com o auxílio de drone.
Combate a Incêndio
Consiste em itens de combate e fuga de incêndios, como por exemplo, as escadas.
Documentação
Também é importante verificar a documentação da edificação, como por exemplo, escrituras de imóveis, Manual de uso, Auto de vistoria do corpo de bombeiros, entre outros.
Qual é a importância do laudo técnico de inspeção?
O Laudo Técnico de Inspeção Predial é de extrema importância, pois através dele, é possível detectar problemas prejudiciais à edificação, e que acima de tudo, colocam em risco a vida de trabalhadores e moradores.
Para que você entenda melhor a importância do Laudo de Inspeção Predial, vamos fazer uma analogia à medicina. Quando consultamos um clínico geral, ele examina o nosso corpo de uma forma abrangente, não é mesmo?
Assim, quando diagnosticado algo simples de ser resolvido, o próprio médico geral pode receitar um tratamento.
Porém, quando diagnosticada uma anomalia em alguma parte específica do corpo, o tratamento torna-se mais complexo. Por esse motivo, ele nos encaminha a um médico especialista.
O mesmo ocorre com o Laudo de Inspeção Predial. Através dele, o profissional avalia todos os sistemas da edificação, com o olhar da engenharia geral.
Se for o caso, ele pode recomendar manutenções preliminares. Mas, se for detectada a necessidade de uma manutenção mais específica, ele pode indicar testes específicos para uma parte da edificação.
Com o laudo de inspeção predial em mãos, é possível fazer um plano de manutenção. Dessa forma, fica mais fácil estabelecer uma ordem de prioridade, dos problemas mais críticos para os menos críticos.
Assim, o profissional determina se a manutenção será realizada com a sua própria equipe ou com a contribuição de empresas especializadas.
Como por exemplo, em casos de instalações elétricas, onde é necessária a contratação de um engenheiro eletricista devidamente habilitado no CREA, e com condições técnicas para executar um trabalho bem feito, tudo para evitar riscos de incêndios e curtos circuitos.
Como fazer um laudo técnico de inspeção predial? Passo a passo
Antes de ensinar os passos para fazer o Laudo Técnico de Inspeção Predial, é importante você saber que a elaboração do Laudo dependerá da complexidade da edificação.
Além disso, você precisa ter em mente que um Laudo bem elaborado, organizado e com um bom acabamento faz toda a diferença.
Portanto, elabore o Laudo da melhor forma possível. Pois, quanto mais didático, organizado e de fácil leitura, mais diferenciado será o seu trabalho perante os olhos do contratante.
Agora, vamos ensinar o passo a passo que você saiba o que não pode faltar num laudo de inspeção uma Laudo Técnico de Inspeção Predial:
1º Formato do Laudo
Juntamente com o seu cliente, defina qual é o melhor para atendê-lo, ou seja, se é o físico (impresso), digital (em pdf) ou até mesmo, se ele deseja recebê-lo nos dois formatos.
2º Capa
Faça uma capa atrativa, que oriente instigue os seus clientes a realizarem a leitura. Em casos de formato impresso, opte por uma capa dura, mais resistente. Pois, essa iniciativa prolonga a durabilidade do documento.
3º Apresentação
Reserve uma página no início para identificar a edificação e apresentar os profissionais envolvidos na elaboração do Laudo.
4º Sumário
Vale ressaltar que o número de páginas de um Laudo é indeterminado. Portanto, insira um sumário no início, principalmente se o laudo ultrapassar 15 páginas.
Assim, o seu cliente consegue saber quais informações contém no Laudo, facilitando para que ele avance direto para a página desejada.
5º Considerações preliminares
É importante ressaltar que os seus clientes não são engenheiros. Por isso, é natural que eles encontrem dificuldades para entender uma linguagem mais técnica, como a do Laudo.
Por isso, faça uma introdução explicando o que é a Inspeção Predial. Se possível, acrescente também seus princípios básicos e os termos técnicos mais utilizados para que o seu cliente entenda todas as informações.
6º Relatório Técnico
Chegou a parte mais importante, que é o relatório técnico de fato. Nele, você pode organizar as inspeções por sistema, facilitando assim, o entendimento para o leitor.
Dessa forma, com um relatório dividido e organizado por sistemas, o seu cliente conseguirá direcionar as manutenções para cada profissional especialista.
7º Adicione registros fotográficos
As fotos são itens essenciais para tornar o seu Laudo Técnico de Inspeção Predial mais completo.
Além disso, é importante descrever cada fotografia com informações complementares, como por exemplo, a localização do item que foi fotografado, a classificação da anomalia, o seu grau de risco e a orientação técnica para resolvê-la.
É importante inserir ainda, setas indicativas para facilitar a visualização da anomalia na própria fotografia, ou até mesmo, dar um zoom na foto.
8º Considerações Finais
Insira informações gerais sobre a gravidade da anomalia ou falhas que foram encontradas, juntamente com a lista de prioridades com todos os itens já segmentados.
9º Assinaturas
Lembre-se que um Laudo Técnico de Inspeção Predial só pode ser feito por um profissional habilitado. Portanto, colete as assinaturas dos profissionais responsáveis.
10º Referências
Por fim, acrescente ao final do Laudo, uma página com as referências que embasaram o seu trabalho. Assim como as normas regulamentadoras, controles, artigos técnicos ou livros.
Além de dar mais credibilidade ao seu trabalho, isso facilita para que qualquer pessoa possa tirar dúvidas sobre a origem das informações.
Como a tecnologia pode ajudar na criação de um laudo técnico de inspeção?
Hoje em dia, estão disponíveis no mercado várias opções de ferramentas tecnológicas que tornam o seu Laudo de Inspeção Predial mais completo e eficiente.
Como por exemplo, os softwares de field service, onde você pode cadastrar diversas informações sobre os processos da sua empresa, como por exemplo, cadastro de equipamentos, colaboradores, clientes, entre outros.
O Auvo, por exemplo, é uma ferramenta robusta, com mais de 35 funcionalidades. Nele, você emite ordens de serviço digitais, relatórios com KPI, com fotos e assinaturas.
Assim, você pode imprimir ou anexar os documentos ao laudo de inspeção com informações concisas sobre o histórico de corretivas e preventivas nos equipamentos de algum cliente.
Conclusão
Ficou com alguma dúvida sobre esse assunto ou está interessado em conhecer mais sobre o Auvo? Entre em contato com a gente.
Clique no banner abaixo e peça uma demonstração gratuita!