Se você já circulou em shoppings ou hospitais, provavelmente, já usufruiu de um Fan Coil. Afinal, ele é o sistema mais adequado para manter esses ambientes com temperatura adequada.
Se você não sabe o que é Fan Coil, ou ainda tem dúvidas sobre esse equipamento, você está no lugar certo!
Pois, neste post, vamos explicar os principais assuntos relacionados ao Fan Coil, bem como o seu funcionamento e os principais tipos disponíveis no mercado.
Continue a leitura!
Fan coil é um tipo de ar condicionado bastante conhecido pela sua eficiência energética. E por esse motivo, é o mais indicado para climatizar ambientes com grande circulação de pessoas e locais abertos, ou seja, espaços onde o ar condicionado comum não possui tanta eficiência.
Além disso, esse sistema de refrigeração é estruturado de duas formas:
Outra especificidade do Fan Coil é o seu principal componente, que ao invés de utilizar um fluido refrigerante, utiliza-se uma central de água gelada juntamente com os Chillers. Dessa forma, é possível garantir que a temperatura permaneça de maneira adequada.
O funcionamento do Fan Coil é bem simples. Geralmente, utiliza-se uma rede hidráulica de alimentação com água gelada.
A água costuma ficar localizada em serpentinas de cobre. Já o ar, é deslocado para um ventilador, onde é direcionado para um sistema de filtragem.
Dessa forma, o ar é resfriado e distribuído para os ambientes, com uma temperatura agradável e uniforme.
Não há diferença entre Fan Coil e o Chiller. Na verdade, eles são sistemas de refrigeração que se complementam.
O Chiller significa “resfriador” em português. Logo, sua função é resfriar a água que passa pelo sistema, até chegar ao Fan Coil.
Isso mesmo! Existem vários tipos de Fan Coils no mercado. Cada um atende a uma necessidade específica.
Veja a seguir os principais tipos:
Fan Coil Cassete - este modelo possui um design discreto e pode ser instalado no teto. Por esse motivo, é considerado ideal para grandes espaços, como hotéis, hospitais, entre outros.
Fan Coil Duto - é bastante conhecido pela sua alta potência, além de contar com o insuflamento do ar através de conjunto de dutos, e por isso, é utilizado em sistemas de refrigeração de larga escala.
Fan Coil HiWall - este também é um modelo bastante discreto, porém, sua particularidade é a instalação na parte superior das paredes, e por causa disso, se adapta bem em qualquer ambiente.
Fan Coil Zen - este tipo de Fan Coil é mais flexível e versátil, não só na instalação, como também, na utilização. Afinal, sua instalação conta com unidades modulares.
Fancolete - este modelo possui uma capacidade inferior aos anteriores, que varia entre ³/4 de TR e 5 TR.
O Fan Coil possui muitas vantagens. Dentre elas, está a sua capacidade energética, capaz de manter um ambiente em temperatura constante e uniforme.
O Fan Coil torna-se uma ótima opção quando a necessidade é economizar energia elétrica. Inclusive, várias empresas utilizam esse sistema, não só para reduzir custos, como também, para se tornarem mais sustentáveis.
Outro fator que o torna o mais econômico, é a possibilidade de eliminar custos com fluido refrigerante, visto que utiliza um sistema de rede hidráulica para resfriar os ambientes.
Não é por acaso que o Fan Coil é utilizado por grandes comércios. Afinal, o conforto térmico proporcionado por esse sistema faz com que os clientes permaneçam no local por mais tempo, além de retornar mais vezes para o local.
O Fan Coil é um equipamento que facilita a conferência da refrigeração em tempo real. Além disso, sua instalação pode ser feita em vários locais diferentes, se adaptando aos espaços do projeto.
Além da qualidade do ar, o Fan Coil possui outra vantagem: o baixo nível de ruídos. Portanto, quando está em condições adequadas, é bastante silencioso, sendo o mais adequado para hospitais, por exemplo.
Por ser muito potente, o Fan Coil é o sistema de refrigeração mais indicado para grandes ambientes compartilhados, como por exemplo:
Afinal, o Fan Coil é um dos únicos sistemas capazes de manter a temperatura em todo o espaço, tanto de maneira constante como uniforme.
Assim como todo sistema de refrigeração e climatização de ambientes, o Fan Coil exige uma atenção especial de manutenção preditiva ou manutenção preventiva.
Por isso, é essencial que exista uma rotina de inspeções periódicas, a fim de garantir a limpeza e a qualidade do ar.
Veja abaixo, um Webinar que preparamos sobre gerenciamento de manutenção em sistemas de refrigeração.
No vídeo, o especialista em refrigeração, Gabriel Pardo, ensina como realizar a manutenção adequada.
Se você presta serviços de manutenção e instalação deste tipo de equipamento, já deve ter percebido que um sistema de refrigeração como o Fan Coil exige uma atenção redobrada.
E nada melhor do que um software de gestão, capaz de centralizar todas as informações sobre ordens de serviço, manutenções preventivas e corretivas, agenda de visitas técnicas, entre outros.
O Auvo é um ótimo aliado do prestador de serviços. Com o uso da ferramenta, é possível acompanhar o histórico de manutenções de todos os equipamentos.
Além disso, fica bem mais fácil garantir para o cliente que todas as manutenções foram realizadas. Afinal, o Auvo permite ordens de serviço com registros fotográficos, além de permitir a assinatura do cliente ao final de cada visita.
Quer conhecer mais sobre o nosso software? Peça uma demonstração gratuita clicando aqui.