Logo Auvo
Portugues Português
Blog / Casos de Sucesso /

Do WhatsApp ao Auvo: Como a Gestão Eficiente transformou a Aliança Inova

Voltar ao Blog Casos de Sucesso

Do WhatsApp ao Auvo: Como a Gestão Eficiente transformou a Aliança Inova

Leitura aprox. de 4 minutos

Avatar - Gabriel Rodrigues

Gabriel Rodrigues


Agosto 19, 2024


Leitura aprox. de 4 minutos

Aqui você encontra:

A Aliança Inova, uma empresa de instalações elétricas residenciais em Florianópolis, é um exemplo brilhante de como a evolução na gestão pode transformar a qualidade do serviço oferecido aos clientes.

Conversamos com Jackson Molin, sócio-proprietário da empresa, para entender como aconteceu essa virada na Aliança Inova e qual foi o papel do Auvo nesse crescimento. Acompanhe!

O foco no cliente acima de tudo

A Aliança Inova já nasceu com o objetivo claro de prestar um serviço de qualidade. Isso se reflete já no nome da empresa, motivado pela filosofia de Jackson de construir alianças duradouras com os clientes.

Assim, desde a sua fundação em 2012, a empresa sempre priorizou o bom relacionamento com seus clientes. A estratégia funcionou e a empresa cresceu, mas, como bem colocou Jackson, “o crescimento vai vir, é natural, só que a gente tem que saber gerir”.

O desafio: qualidade no atendimento ao cliente

Com o aumento das operações, a empresa teve que lidar com o desafio de gerenciar o crescente volume de trabalho sem comprometer a qualidade dos serviços. À época, Jackson participava bastante das operações, aplicando seu conhecimento técnico como engenheiro eletricista.

Se, por um lado, essa atuação mais próxima garantia a qualidade do serviço, ela custava tempo precioso que precisava ser dedicado à gestão do negócio. Esse cenário era agravado por outro problema: a falta de uma ferramenta adequada.

Jackson narra que, à época, o WhatsApp era a principal plataforma usada pela empresa. Isso trazia problemas de informações perdidas, falta de documentação e centralidade dos dados, e chegou até mesmo a custar negócios para a Aliança Inova.

“Já deixei de atender alguns clientes porque recebi [uma mensagem], olhei, vieram mensagens novas, acabou o dia e eu não lembrei de atender o cliente”, narra ele. “Isso me doía demais”.

Além disso, como a ferramenta de mensagens não é projetada para o dia a dia do gestor de serviços, ela acaba se tornando uma tarefa a mais, não uma facilitadora: “O WhatsApp me engolia no dia a dia, você não faz ideia”, relata.

O ponto de virada: da operação à estratégia

Felizmente, a Aliança Inova encontrou um caminho para lidar com o desafio: “chegou num momento em que eu tive que sair da parte de execução e ficar na parte da coordenação”, diz Jackson. E esse insight se deu por acaso e com a ajuda do Auvo.

Por um motivo pessoal, o sócio-proprietário precisou passar alguns dias afastado do operacional. Nesse período, decidiu se dedicar à organização das tarefas no Auvo. Foi o impulso necessário para a virada de chave. A partir daí, em suas próprias palavras, a vida de Jackson mudou.

“No dia a dia, quando você começa, você acaba fazendo e gerindo”, explica. “E muitas vezes isso acaba te atrapalhando na gerência mesmo”.

A solução: informações centralizadas e olhar para o todo

Hoje, Jackson conta com uma equipe de 4 pessoas e se concentra mais na gestão do negócio do que nas operações. O WhatsApp também não é mais a principal ferramenta da Aliança Inova, mas sim o Auvo.

Dentre as vantagens, ele destaca a centralização dos dados e do histórico de cada cliente: “Eu tenho todos os meus clientes cadastrados, e antes não tinha. Então eu tenho endereço, eu tenho telefone de todos os meus clientes, eu tenho uma base de dados que não tinha antes.”

Em vez de precisar reunir informações espalhadas em várias conversas de WhatsApp, ele encontra tudo em um só lugar. E não é apenas a empresa que se beneficia, mas também o cliente.

Jackson destaca o caso de um cliente que precisava do histórico do serviço realizado para prestação de contas junto à imobiliária. Com o Auvo, foi fácil encontrar e repassar essas informações.

E a satisfação vai além do financeiro: “Eu acabei ajudando o cliente de uma forma que ele estava precisando muito na época”, ressalta ele. “Entreguei toda aquelas tarefas listadas na mão dele e ele conseguiu comprovar perante a imobiliária as coisas. Olha o verdadeiro valor aí também acontecendo”.

O futuro de crescimento da Aliança Inova

Os percalços na trajetória da Aliança Inova não desviaram o foco da empresa do seu objetivo principal. Pelo contrário: os planos de Jackson passam por fortalecer ainda mais a aliança firmada com os clientes.

Com o crescimento impulsionado pelo boca a boca, que só é possível graças à qualidade técnica do serviço prestado, a empresa pretende agora se voltar para a fidelização. Para isso, o banco de dados quem vem criando dentro do Auvo será imprescindível. E Jackson já tem olhos para o futuro:

“Estou imaginando esse Auvo daqui a uns cinco ou dez anos, quanta informação vou ter ali dentro. E uma informação centralizada, onde vou buscar o cliente de um serviço que eu fiz há dois anos e vai estar lá o que foi feito. Esse tipo de histórico não tem preço”.

Sem dúvidas, a trajetória de Jackson e da Aliança Inova é uma inspiração para todos os que pretendem fazer a virada em sua empresa.

Entender o momento de sair do ritmo do dia a dia e olhar estrategicamente para o negócio demonstra maturidade tanto do gestor, quanto da companhia, e com certeza se reflete no principal: crescimento impulsionado por um bom serviço prestado para o cliente.

Sua empresa já chegou nesse pontode virada? Saiba como o Auvo pode te ajudar a dar o próximo passo!

Leia mais conteúdos completos

Dicas, materiais e tudo que você precisa saber sobre prestação de serviço

Leia mais conteúdos
Casos de Sucesso

Reduzir o retrabalho: a Timber descobriu que é possível!

A maior dificuldade da Timber Forest era reduzir o retrabalho dos colaboradores e otimizar processos. Confira como o Auvo a ajudou...

Casos de Sucesso

Como a Tonistal multiplicou o faturamento por 6 com Auvo

Empresa de climatização do Rio Grande do Sul viu o faturamento voar de 30 para 200 mil, além de aumentar equipe e poupar tempo com...

Gabriel Rodrigues

CEO da Auvo Tecnologia. Já ajudou mais de 4 mil empresas de serviços e assistência técnica com o Auvo.

Compartilhe

Teste grátis
Banner image

Faça como mais de 6 mil clientes e simplifique sua rotina com Auvo.

Roteirize agendas, envie orçamentos, controle chamados e acompanhe sua equipe em tempo real. Tudo em um só lugar.

Quero receber uma apresentação!
Do WhatsApp ao Auvo: Como a Gestão Eficiente transformou a Aliança Inova
5:32